Sá Pinto: ‘Queremos estar à altura do derby’

Sá Pinto garante que a equipa está preparada para vencer o derby de Alvalade. Motivada pela passagem às meias-finais da Liga Europa, a equipa «leonina» tem agora a ambição de conquistar mais três pontos no campeonato.
O treinador do Sporting salienta que os «leões» estão motivados para vencer o derby. “A equipa está preparada. Sabe da importância do jogo e como tal vai encarar este jogo como tem encarado todos os outros. Queremos estar à altura para fazer um bom jogo e conquistar os três pontos. É um facto que temos tudo uma exigência física e emocional grande com jogos de três em três dias e, nesta altura da época, o tempo de descanso que gostaríamos de ter não é o desejado. De qualquer forma a equipa está confiante e motivada com todos esses factores ajudam a ultrapassar a fadiga”, exprimiu.
Sá Pinto deixou elogios a Witsel já que o médio belga fez a primeira época como sénior no Standard de Liége, na companhia do agora treinador do Sporting”. Via-se na sua forma de estar que o grande sonho dele era afirmar-se no futebol europeu. Tem tido uma ascensão progressiva e é um miúdo com grande talento, tal com outros como Ronaldo ou Quaresma, com quem tive o privilégio de jogar e de ver nascer para o futebol profissional”, afirmou.
O técnico verde e branco afirmou que este será “um jogo entre duas grandes equipas” e espera que seja uma grande partida de futebol. “São jogos com alguma pressão e expectativa em relação ao resultado, mexem com o aspecto emocional dos adeptos, mas espero que seja um dia de festa para o futebol português. O Benfica não tem pontos débeis, e o treinador adversário tem felizmente várias soluções para cada posição”, disse.
Sá Pinto está consciente que o Sporting terá uma palavra a dizer na atribuição do título nacional, mas garante que só quer ganhar o derby. “Não vivo preocupado com essa situação nem lhe dou qualquer importância. Estou preparado para defrontar um adversário difícil. Vai ser o meu primeiro derby e quero ganhar este jogo. O Sporting está preparado para jogar em vários níveis de exigência. Já o disse que estar no Sporting não é para todos. Exige uma forma de estar e um equilíbrio emocional grande para qualquer jogador. A pressão neste Clube é diária e a ambição de ganhar o próximo jogo está sempre presente. A nós nada nos é oferecido, tudo é conquistado com trabalho e vamos lutar pela vitória no derby”, expressou.
Como jogador Sá Pinto foi um exemplo na transmissão da mística «leonina». Agora como técnico, o ex-«capitão» adianta que a este nível os jogadores têm de estar preparados para corresponder às exigências. “Há valores que passo diariamente mas acho que a este nível um jogador profissional quase nem precisa que lhe imponham nada. Também não é a minha forma de estar e há uma máxima que me segue: máxima liberdade, máxima responsabilidade. Não necessito de ir buscar frases motivadoras para os jogadores, mas existe uma forma muito própria, que tem a ver com a minha personalidade, dado o grau de exigência e competitividade, que tem de estar sempre presente numa dinâmica de grupo”, salientou.
Sá Pinto falou também sobre a arbitragem portuguesa e pediu entreajuda dos intervenientes do derby. “Tenho um enorme respeito e uma óptima relação com os árbitros, e enquanto jogador também os respeitei ao máximo. Muitas vezes há decisões que são difíceis de ajuizar, em fracções de segundo, e temos de saber entender essas situações. Eu também não acerto sempre com o treinador, e um jogador também não, por isso é preciso separar as situações e não criar casos que vão além daquilo que realmente existe. O meu maior desejo é que o árbitro passe ao lado do jogo, e consiga acertar na maioria das decisões. Creio também que deve haver no campo uma forma de estar de entreajuda entre as três equipas para que o jogo corra pelo melhor”, frisou.
A convocatória «leonina» para o derby apenas será divulgada após o treino de segunda-feira.

Fonte: Sporting.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Comentários insultuosos seram removidos sem aviso prévio.