Sporting 0-1 Sp.Braga | Tribuna VIP

Foto: Facebook oficial do Sporting
11 Iniciais
Sporting: Rui Patricio, Mauricio, Rojo, Cedric, Jefferson; William Carvalho, Adrien, Gerson Magrão; Carrilo, Wilson Eduardo e Montero.

Braga: Eduardo, Paulo Vinicius, Nuno André Coelho, Miljkovic, Joãozinho; Custódio, Ruben Micael, Alan; Pardo, Salvador Agra e Edinho.

Com dois onzes muito perto do que vai ser a equipa base, assistimos a um bom jogo de futebol, nota-se que é um jogo já de fim de pré-época. Observamos um ritmo assinalável e duas equipas (tirando alguns elementos) em condições físicas para iniciar a época.

A primeira parte começou muito bem. Uns primeiros 10/12 minutos de jogo rápidos, intensos e verticais. Com duas equipas a jogarem de forma muito objetiva. Um jogo algo partido até. O jogo acalmou e ambas equipas passaram a jogar um futebol menos rápido e objetivo, mais curto e pausado tentando sempre sair em segurança. O meio-campo do Sporting cedo se superiorizou ao bracarense (com Micael-Alan falta uma unidade de preenchimento de espaços e que lute pela bola). Montero apareceu bem em 2/3 situações mas não teve a frieza necessária para fazer o golo (numa delas nem tinha Eduardo na baliza). Gerson Magrão igualmente, não materializando duas boas jogadas construídas pelos leões. Do outro lado Agra rematou a rasar o poste de Rui Patrício na melhor ocasião do Braga na primeira parte.

Na segunda parte Jesualdo Ferreira percebeu que estava a perder o duelo na zona intermediária e lançou Mauro e Luiz Carlos em detrimento de Custódio e Alan. O Braga equilibrou o jogo (muito pelo trabalho a meio campo) e chegou ao golo no minuto 51 por Edinho (que não havia praticamente tocado na bola até então). À ponta de lança Edinho teve a frieza necessária para se antecipar a Rojo e dar o melhor seguimento ao cruzamento de Ruben Micael. Cedric nunca pode dar tanto espaço a um jogador ao ponto de cruzar à vontade e Rojo tem de ser mais agressivo na luta pela bola. Até ao fim pouco a acrescentar, os suplentes em nada trouxeram ao Sporting (que só teve uma oportunidade de golo por Montero já perto do final) e os arsenalistas controlaram sempre o jogo.

Vitória justa, tanto no jogo como na competição por parte da equipa do Minho.

Destaques:

Paulo Vinicius/Nuno André Coelho: O primeiro sempre no caminho da bola, seguro e forte no jogo aéreo. Na minha opinião, o titular ao lado de Aderlan. Nuno André Coelho arrisca muito a sair a jogar, “inventa” muito e tarda a soltar a bola. Numa dessas ocasiões podia ter resultado o golo leonino não fosse a falta de frieza de Montero.

Mauricio/Rojo: Mauricio até pode nem ser titular, mas não é o flop que todos dizia. Rojo a falhar no lance do golo, revela por vezes alguma falta de concentração (parece desligar do jogo por momentos) e de agressividade (tem de atacar a bola naquele lance). Ainda assim parece-me ter qualidade suficiente para abraçar a titularidade.

Cedric/Jefferson: Dois laterais bastante ofensivos que dão muita profundidade ao corredor. Ambos chegaram bem ao último terço e cruzaram com qualidade

William/Adrien: William dá segurança defensiva e Adrien comanda todas as ações com e sem bola do Sporting. Muito fortes no pressing.

Alan/Ruben Micael: Continuou a achar que não dá. O meio-campo fica sem um elemento que se sacrifique pela bola. O madeirense muito melhor na segunda parte, quando teve mais liberdade.

Carrillo: A espaços cria inúmeros problemas ao adversário, peca pela irregularidade.

Magrão: Ainda sem ritmo mostrou que (quando o tiver) pode ser útil a este Sporting.

Luiz Carlos: Táticamente perfeito, muito discreto mas muito eficiente – pressionou, preencheu espaços, recuperou e ainda tem qualidade para transportar a bola -, um jogador muito completo, enche-me completamente as medidas. Com ele o Braga equilibrou o meio-campo e ganhou a batalha pela posse de bola. Tem de ser titular!

Montero: Edinho há matador fez numa ocasião o que Montero não consegui em 3/4 oportunidades, o golo. Na minha opinião  não é claramente a referência ofensiva que a equipa verde e branca necessita!

Observatório Tático:

Foi evidente hoje que quando o Sporting não tem a bola se desdobra e efetua o pressing em 4-4-2. Hoje Magrão caia na ala esquerda, Carrillo fechava pela direita e Wilson adiantava-se para o lado de Montero.
_________________________________________________________________________________
Nota: Esta crónica foi elaborada pelo blogue Tribuna VIP e foi cedida gentilmente pelo seu administrador, ao qual agradecemos desde já, pedimos também que acompanhem a página de facebook do blogue: https://www.facebook.com/tribunavip24h

0 Comentários:

Enviar um comentário

Comentários insultuosos seram removidos sem aviso prévio.